Quem lê / Who's reading

terça-feira, 25 de março de 2014

Pelas páginas de… De negro vestida, João Paulo Videira

Deixo-vos aqui dois excertos do livro que acabei de ler: De negro vestida, de João Paulo Videira, um escritor também das andanças da escrita na blogoesfera. Convido-vos a descobrir este seu romance, e as personagens que poderão, algumas delas, sentar-se ao nosso lado, tal como alguns pedaços de reflexão que certamente ajudarão a conhecer um pouco mais de nós mesmos.


“Habitam em nós pessoas diversas. Por vezes vivemo-las em simultâneo, aceitamos as contradições dos atos que decorrem de tal coabitação. Outras vezes, envolvemo-nos de tal forma e damos tanta preponderância a uma existência que as outras se apagam. Há mesmo pessoas que julgam ser só uma, una, indivisível e coerente. Depois, pela conjugação de circunstâncias inesperadas, pela exigência de termos de construir respostas às solicitações da vida, emerge o desconhecido, o oculto inquilino da nossa alma. E surpreende-nos. Ou não. Alguns de nós vivem um existência pressentindo outras. Outros, nem desconfiam que são capazes de sair de si para si.”

“Aprendereis, se quiserdes, que não há existências boas nem más, não há vidas vãs e não há mortes em vão. Tudo se conjuga em pequenos sentidos num sentido mais lato e global.”

2 comentários:

  1. Muito obrigado pela divulgação. Fico feliz por ter sido uma leitura agradável para si! Um beijo. jpv

    ResponderEliminar
  2. Isa,
    Escolheste dois excertos como só o João Paulo sabe escrever. Este romance é uma viagem! Não só na história que nos é narrada, mas também através do outros "nós" que vivem adormecidos até que as necessidades da vida os acordem...
    Beijinho!

    ResponderEliminar

Um espaço para outros olhares...
Obrigada pela visita!
This is a space for other looks on the world...
Thank you for your visit!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares