Quem lê / Who's reading

sábado, 19 de outubro de 2013

Parábolas - O cavalo no poço

book-words-skipping_iane machado

O cavalo no poço


Um rico fazendeiro que possuía alguns cavalos utilizados na execução de diversos trabalhos na sua fazenda, proporcionando-lhe bons lucros, foi avisado pelo capataz que um de seus melhores animais tinha caído num velho e profundo poço abandonado.

De imediato, e apreensivo pela iminente possibilidade de prejuízo, o fazendeiro correu ao local para avaliar a situação. Usando cordas, desceu ao local onde estava o seu valioso animal, constatando com alegria que o cavalo não estava ferido, apenas muito assustado com a queda.
No entanto, essa alegria logo desapareceu, quando descobriu que a operação para resgate do animal tinha muitas dificuldades e um custo muito elevado.
Decidiu então que seria mais vantajoso sacrificar o cavalo ali mesmo no buraco onde tinha caído. Tomou então a decisão de que seria mais adequado encher o poço de terra, porque assim eliminaria também a possibilidade de novos acidentes. O trabalho foi iniciado e, com rapidez, os empregados da fazenda, comandados pelo capataz, começaram a atirar terra para dentro do poço para enterrar o cavalo.
Entretanto, algo inusitado aconteceu. O cavalo, que era um excelente animal, não estava disposto a morrer passivamente, entregando seu destino às decisões alheias. Estava em situação crítica, no fundo do poço, e só lhe atiravam terra por cima. Mas estava determinado a encontrar uma saída e acreditar na vida.
Assim, enquanto ele se sacudia para se livrar da terra que lhe atiravam ao dorso, repentinamente, após algum tempo, para sua surpresa, notou que com aquele seu gesto de sacudir a terra, ele estava a subir, pois a terra acumulava-se  no fundo do poço, e subindo para cima dela, ele estava a conseguir sair do poço.
Depois de certo tempo, para surpresa geral dos homens que lhe atiravam terra, emergiu à superfície, soberbo e triunfante, ainda sacudindo do dorso as últimas pás de terra que lhe foram atiradas.

Da série "Parábolas"

5 comentários:

  1. A vida não é feita a preto e branco...
    Há muitos caminhos por onde ir, Isa. Não conhecia a parábola, ela é excelente.

    Beijo :)

    ResponderEliminar
  2. eu quero ser esse cavalo

    gosto desta parábola, Isa

    um abraço

    ResponderEliminar
  3. Já conhecia, mas sempre bom refrescar a memória, pois na vida não podemos nos acomodar com situações que não nos fazem bem. Sempre haverá uma saída para aqueles que a buscam.

    ResponderEliminar
  4. Excelente Isa...todos devíamos ser, perante a vida, perante a vida atual, como este cavalo. Também estamos no fundo do poço, também nos atiram terra, mas nada fazemos para nos libertarmos...

    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Texto belo, cheio de ensinamentos. Boa lição nos deixa o cavalinho. Gostei, Isa.
    Beijinho.

    ResponderEliminar

Um espaço para outros olhares...
Obrigada pela visita!
This is a space for other looks on the world...
Thank you for your visit!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares