Quem lê / Who's reading

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Parábolas - O pote rachado

book-words-skipping_iane machado
 Um carregador de água na Índia levava dois potes grandes, ambos pendurados em cada ponta de uma vara, a qual ele carregava atravessada no pescoço. Um dos potes tinha uma rachadela, enquanto o outro era perfeito e sempre chegava cheio de água ao fim da longa jornada entre o poço e a casa do chefe. O pote rachado chegava apenas pela metade. 
Foi assim durante dois anos, diariamente, o carregador entregava um pote e meio de água na casa de seu chefe. Claro, o pote perfeito estava orgulhoso das suas realizações.  Porém, o pote rachado estava envergonhado da sua imperfeição, e sentindo-se miserável por ser capaz de realizar apenas a metade do que tinha sido designado para fazer.  
Após perceber que por dois anos havia sido uma falha amarga, o pote falou com o homem um dia, à beira do poço:  
- Estou envergonhado, quero pedir-lhe desculpas. 
- Por quê?, perguntou o homem. - De que estás envergonhado?
- Nesses dois anos eu fui capaz de entregar apenas metade da minha carga, porque esta racha no meu lado faz com que a água vaze por todo o caminho desde a casa do seu senhor. Por causa do meu defeito, você tem que fazer todo este trabalho, e não ganha o salário completo pelos seus esforços, disse o pote. 
O homem ficou triste pela situação do velho pote, e com compaixão falou:
- Quando voltarmos para a casa do meu senhor, quero que percebas as flores ao longo do caminho.  
De facto, à medida que eles subiam a montanha, o velho pote rachado notou flores selvagens ao lado do caminho, e isso deu-lhe ânimo. Mas no fim da estrada, o pote ainda se sentia mal porque tinha vazado metade da água, e de novo pediu desculpas ao homem pela sua falha. Disse o homem ao pote: 
- Notaste que pelo caminho só havia flores no teu lado do caminho??? Notaste ainda que a cada dia, enquanto voltávamos do poço, as regavas??? Durante dois anos eu pude colher flores para ornamentar a mesa do meu senhor. Se não fosses como és, ele não poderia ter essa beleza para dar graça à sua casa.

Autor desconhecido


Da série "Parábolas"

2 comentários:

  1. Não pude deixar de sorrir.

    (Na minha exposição de pintura, hoje, apareceu por lá um senhor indiano, com quem estive numa animada conversa. Depois de me descrever a maravilha das cores existentes no seu país, "prometi-lhe" que um dia iria até lá.
    :)

    ResponderEliminar
  2. Já conhecia esta lenda , que nos ensina que tudo e todos tem seu valor.

    ResponderEliminar

Um espaço para outros olhares...
Obrigada pela visita!
This is a space for other looks on the world...
Thank you for your visit!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares