Quem lê / Who's reading

sábado, 10 de maio de 2014

Raízes

Há dias decidi mudar de vaso uma das plantas da minha varanda. Era uma tarefa que tinha vindo a adiar... O vaso estava já meio partido, já há algum tempo que a terra daquela planta não era trocada. Precisava mesmo do transplante. Mas a planta continuava a aparentar estar bem, continuava verde, parecia saudável. Não me parecia urgente.

Mas ao libertá-la finalmente daquele vaso, vi que que a sua base se tinha tornado num vaso de raízes. Pesadas. Apertando-se umas às outras. Pareciam sufocar a própria terra, a tal ponto que parecia não haver espaço para ela. E algumas das raízes estavam secas e sem vida. Puxei-as, e algumas cederam com facilidade. Assim encontrei também espaço para retirar a terra que envolviam. 

Neste momento, a planta já está num vaso novo, com terra nova. E, parece-me a mim, mais feliz e mais saudável. Com as raízes que estavam saudáveis. Que parecem estar a fincar-se bem à terra. Pelo sim, pelo não, vou dando uma vista de olhos mais atenta nos próximos tempos.

E, enquanto isso, parti o meu próprio vaso e ando à procura das raízes que já não são minhas e que já não levam a seiva. Depois é só ter força para as arrancar. 

Foto: por Isa Lisboa



7 comentários:

  1. Acordar e deparar com um texto que nos desperta para o abandono do que, ou quem, já não traz ou colaboram com a vivacidade, é tudo de bom.

    Parabéns ! Beijos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom que esta minha reflexão lhe trouxe boas sensações! :)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Essas raízes que nos parecem firmes na terra, por vezes abafam o sufocam o oxigénio vital... é bom renovar a terra e dar a(r)sas ao que realmente nos faz respirar!
    Isa, como sempre, fazes-nos refletir neste teu olhar do mundo... Gostei muito deste passeio pelo sub-solo :)
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  3. Dulce, só espero florescer mais viçosa! :)
    Obrigada pela tua presença!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Na Primavera as flores ganham outras cores e raízes novas também...
    :)

    ResponderEliminar
  5. Wow... a analogia está perfeita...

    Beijo amigo

    ResponderEliminar

Um espaço para outros olhares...
Obrigada pela visita!
This is a space for other looks on the world...
Thank you for your visit!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares