Quem lê / Who's reading

terça-feira, 16 de abril de 2013

Sítio estranho / Strange place

Que sítio estranho este! E é tão desconfortável! No início ainda teve piada, podia correr, remexer na terra, descobrir o que há dentro dos arbustos...! Na minha casa não me deixavam fazer isso, mas eu gostava mais de lá. Não chovia, e não fazia frio quando fica escuro. Nem havia estes barulhos estranhos, não sei o que são, não são como os da caixa que de vez em quando tem cores.
Tenho medo, mas acho que se ficar aqui escondido, não vai haver problema.
E sinto-me sozinho aqui, já passava muito tempo sozinho, mas antes do escuro tinha sempre companhia. Menos agora... Já não brincavam comigo como antes. Não sei porquê. Quando fui viver lá para casa, todos me chamavam para brincar, faziam-me sempre festas. Agora menos, muito menos.
Mas sinto falta dos meus humanos. Será que demorarão muito a vir buscar-me de volta? 
Espero que não, este sítio é estranho! E tenho fome, não sei onde está a comida aqui, só encontro alguma de vez em quando. 
Porque terão os meus humanos vindo para aqui...?!? Também não devem gostar disto; é tão diferente de casa!

***

Dois humanos que não conheço... Hum... Oh, fazem-me festas, devem ser bons humanos!
"Deves estar aqui há dias, pequenote!" - dizem,. Dias? Os meus humanos também falavam disso, nunca entendi o que são. Mas estou aqui há muito tempo, respondi-lhes.
Pegam-me ao colo e levam-me para uma daquelas coisas que os humanos usam para andar mais depressa. "Não quero ir, tenho que esperar pelos meus humanos!!!" - Grito-lhes! 
Mas eles não me ouvem, ou se calhar também não me entendem, os meus humanos também nunca me entendem!
Não quero ir, mas estou tão cansado...

***

Outro sítio estranho...! Mas onde estou eu agora?!? Oiço outros cães, pergunto a um se é uma prisão.
Diz-me que não, que é um sítio para onde os humanos levam cães que não têm casa, para cuidar deles. "Mas eu tenho casa!" - "Estes humanos trouxeram-te de lá, perguntou-me. 
"Não, trouxeram-me de um sítio feio, estranho. Os meus humanos deixaram-me lá, eu estava à espera que me fossem buscar."
Ele olhou para mim e eu entendi. Nós entendemos, às vezes só demoramos mais tempo que os humanos, porque acreditamos neles. 
"Vais ficar bem aqui."

***

Aqui há vários humanos, tratam-me bem, fazem-me festas, dão-me comida. Não é como a minha casa, mas gosto de estar aqui.
Ontem um dos humanos estava triste, percebi que dizia ao outro que o armazém estava a ficar vazio... O que será que é o armazém?


.-.-.-.



Anxiously Patient_furryscally
Antes de mais, quero dizer que não tenho qualquer ligação institucional à União Zoofila ou a outra instituição da mesma natureza. Este post foi aqui deixado por iniciativa individual, e surge depois de ter ido a esta instituição deixar comida para os animais que lá vivem. No dia seguinte, vi um post numa rede social que me alertou para o facto de a comida em armazém apenas restar para 15 dias (Aqui). Fui então assaltada por aquela sensação amarga de quando percebemos que o fazemos é, muitas vezes, tão pouco. 
Mas como alguém dizia "Se todos fizermos o possível, acabaremos por fazer o impossível". E por isso deixo o apelo a quem tiver possibilidade de ajudar. Nem todos terão possibilidade de o fazer, alguns poderão ajudar menos, mas acredito que o pouco que fazemos, soma-se a pouco e pouco.
O relato que aqui deixo não é baseado numa história específica. Mas existem muitas assim. Infelizmente existem algumas piores...  Aqui poderão conhecer algumas dos seus protagonistas.

Obrigada a todos!


----


What a strange place this is! And it's so uncomfortable! Earlier it still was funny, I could run, rummage in the land, find out what's inside the bushes ...! In my house they wouldn’t let me do that, but I liked it over there. It wasn’t raining, and it wasn’t cold when it gets dark. Nor were there these strange noises, don’t know what they are, they’re not like the ones in the box that occasionally has colours.
I'm afraid, but I think if I stay hidden here, there will be no problem.
And I’m alone here, already spent a lot of time alone, but I always had company before dark came. Less now ... They don’t Play with me as before. I don’t know why. When I went home to live there, everyone called me to play. Now less, much less.
But I miss my humans. Will they be too long to come and get me back?
I hope not, this place is weird! And I'm hungry, I don’t know where the food is, I just find some occasionally.
Why did my humans came here ...?!? I don’t think they like it either, it is so different from home!

***

Two humans who I don’ t know ... Hum .. Oh, they’re playing with me, they must be good humans!
"You must be here for days, little guy!" – Say... Days? My humans also spoke of it, I never understood what they are. But I've been here for a long time, I answered them.
They take me in their arms and take me to one of those things that humans use to walk faster. "I don’t want to go, I have to wait for my humans!" – I shout at them!
But they don’t hear me, or maybe don’t understand me, my humans also never understand me!
Don’t want to go, but I'm so tired ...

***

Another strange place ...! But where am I now?!? I hear other dogs, I ask one of them if it is a prison.
He says no, that is a place where humans take dogs that have no home,  to care for them. "But I have a  home!" - "These humans have brought you from there?, he asked me.
"They brought me from ugly place, weird. My humans left me there, I was hoping for them."
He looked at me and I understood. We understand, sometimes it just takes longer than humans, because we believe in them.
"You will be all right in here."

***

Here there are several humans, they treat me well, play with me, give me food. It's not like my house, but I like to be here.
Yesterday a human was sad, I realized he was telling the other that the warehouse was getting empty ... I wonder what is the warehouse?


13 comentários:

  1. Esse amigo tem um pouco de conforto e humanos que cuidam dele.
    O armazém está quase vazio, mas irá certamente encher-se. Afina, bastava dizer a quem tem coração, que ali há algo a fazer.
    Gostei muito da voz que lhe deste!

    => Crazy 40 Blog
    => MeNiNoSeMJuIz®
    => Pense fora da caixa
    => Pense fora da caixa

    ResponderEliminar
  2. Isa,

    A gente sente tanta vontade de ajudar e nos sentimos tão pequenos não é mesmo? Mas a verdade é que pequenas atitudes como essa tua por exemplo fazem toda diferença. Parabéns! Gr. Bj. minha querida!

    ResponderEliminar
  3. Por muito que pareça pouco, são gestos que fazem a diferença e feitos por muitos, tornam-se grandes, pois mesmo pequenos são grandiosos na intenção e acção.

    ResponderEliminar
  4. .

    .

    . hoje . tiro o meu chapéu . e aplaudo.a de pé .

    .

    . bem.haja .

    .

    . bom fim de semana .

    .

    . beijo meu .

    .

    .

    ResponderEliminar
  5. o abandono mata


    bonito o seu gesto de solidariedade e cada vez mais urgente, no entanto a crise não justifica tudo

    quem gosta verdadeiramente dos animais não os larga por aí


    um abraço, Isa

    ResponderEliminar
  6. Ola Isa,O teu texto é brilhante.Até uma pedra acho que irá se sentir comovida.Eu chorei,pois adoro estes bichanos que só querem um pouco de carinho e que nos trazem tanta felicidade.O pior é que muita gente ainda não aprendeu que ELES são realmente nossos melhores amigos e os abandonam sem dó nem piedade.Excelente blog o teu minha amiga,Meus cumprimentos e meu abraço.SU

    ResponderEliminar
  7. gostei muito e estou comovida
    e se muitas vozes juntas
    são uma multidão
    então este post deve fazer o seu eco

    um beijo

    :(

    ResponderEliminar
  8. Belíssimo texto Isa! me deixou emocionado. Faz parte a emoção e o talento da escrita. Bj

    ResponderEliminar
  9. Muitas vezes os humanos não têm sensibilidade...vivem distraídos!!!

    Gostei muito de visitar o seu blogue e vou adicionar-me à sua lista de seguidores, se me permitir...

    Beijinho amigo...:)

    ResponderEliminar
  10. Como posso ajudar? Para onde enviar? Comida...dinheiro?o quê?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Iara, como referi no meu post não tenho ligação institucional à União Zoofila, sou apenas uma cidadã anónima que contribui da forma que é possível.
      Posso dizer-lhe que a sede da União Zoofila em Lisboa aceita donativos em géneros alimentícios e géneros que ajudem na limpeza das instalações e na saúde dos animais. Pelo país existirão outras instituições com a mesma filosofia.
      Sugiro-lhe que visite o site da União Zoofila, lá poderá encontrar mais detalhes e contactos, caso possa ajudar (http://www.uniaozoofila.org/)
      Um abraço!

      Eliminar

Um espaço para outros olhares...
Obrigada pela visita!
This is a space for other looks on the world...
Thank you for your visit!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares