Quem lê / Who's reading

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Dia da criança / Children's Day

Dia da criança. Dia das crianças de hoje.  Mas também pode ser das crianças que fomos? Permitem-me que faça uma pequena viagem ao passado? Acompanham-me?
Neste pequeno acesso de saudosismo tive vontade de recordar não exactamente momentos da minha infância, mas sim de vos mostrar algumas das minhas memórias das coisas de que gostava.
A primeira memória é de uma música, o genérico de um programa de televisão: “vamos fazer amigos entre os animais, que amigos destes não são demais na vida”. Foi esta a primeira música que me surgiu quando quis evocar músicas da minha infância, seguida de “ La vie, la vie”, genérico original de “Era uma vez a vida” Uma série pedagógica, mas não menos lúdica por isso, sobre o corpo humano, sobre a vida. As bactérias e virús eram vilões, combatidos pelos heróis glóbulos brancos, que andavam acompanhados pelos vermelhos, todos comandados por um simpático avô de barbas brancas. Era também uma série sobre os bons e os maus e,  ao jeito das séries para crianças, os bons acabavam por ganhar.
Uma outra série me marcou, e confesso que não me lembrava do nome (David, o gnomo), embora me lembre muito vividamente dos personagens. Lembro-me dos chapéus pontiagudos dos gnomos de faces rosadas, que viajavam nas asas dos gansos. E mais uma vez, os vilões: os trolls, de nariz batatudo e com um ar triste, como só o poderiam ter os vilões.
E ainda “O pequeno pónei”. Para além da TV, este foi um dos dois brinquedos “em massa”, que tive, este e um Topo Gigio, que me olhava por cima da cabeceira da cama. Passei meses a pedir um “pequeno pónei” aos meus pais. E, no Natal, num dos embrulhos que investigava sem nunca abrir antes da hora, lá estava. Um pequeno pónei, com crinas coloridas, uma cauda comprida, uma pequena escovinha para as pentear e ganchinhos, um deles em forma de borboleta cor-de-rosa. Ainda os guardo, o meu pequeno pónei e o irresístivel Topo Gigio, guardo-os no sótão da minha casa, da casa onde fui criança.
E se hoje não consigo escolher um livro favorito, quando era criança sabia qual era:  “A fada Oriana”.  A fada Oriana era vaidosa, e por causa disso, um dia perdeu as asas. Como fica triste, uma fada que perde as asas… Mas precisava de as perder, para crescer. Precisava lembrar-se de quem era, uma fada boa, para recuperar as asas.
Com a lembrança da história de Sophia, deixo um sorriso a todas as crianças. Um maior aos meus sobrinhos e sobrinhas “emprestados”. 

------
E para recordar,  não resisto a transcrever o início d' A fada Oriana:
 duas espécies de fadas:  as fadas boas e as fadas más. As fadas boas fazem coisas boas e as fadas más fazem coisas más. As fadas boas regam as flores com orvalho, acendem o lume dos velhos, seguram pelo bibe as crianças que vão cair ao rio, encantam os jardins, dançam no ar, inventam sonhos e,  à  noite, põem moedas de oiro dentro dos sapatos dos pobres. As fadas más fazem secar as fontes, apagam a fogueira dos pastores, rasgam a roupa que está ao sol  a secar,  desencantam os jardins, arreliam as crianças, atormentam os animais e roubam o dinheiro dos pobres. Quando uma fada boa vê uma árvore morta, com os ramos secos e sem folhas, toca-lhe com a sua varinha de condão e no mesmo instante a árvore cobre-se de folhas,  de flores, de frutos e de pássaros a cantar. Quando uma fada     uma  árvore  cheia  de  folhas,  de  flores, de frutos e de pássaros a cantar, toca-lhe com a sua varinha mágica do mau fado, e no mesmo instante um vento gelado arranca as folhas, os frutos apodrecem, as flores murcham e os pássaros caem mortos no chão.
-------



Children's day. Of today's children.  But maybe it can be of the children we were?  Will you allow me to make a trip to the past? Will you come with me?
Going through memory lane, I've wanted to to recall, not moments of my childhood, but, more excatly, show you some of the memories of the things I enjoyed. 
My first memory is that of a song, the opening of a TV show: “vamos fazer amigos entre os animais, que amigos destes não são demais na vida”. This was the first song I though about when I called for musics of my childhood, followed by “  La vie, la vie ”, original song of the series with the same name. A pedagogical series, but not less entertaining because of it, about the human body, about life. The viruses and bacterias were vilans, fought by the heroes, the whithe blood cells, acompained by the  red blood cells, all headed by a nice grandpa with a white beard. This was also a show about the good and the evil, and, like in all children shows, the good guys ended up winning. 
There's another series I remeber dearly (David, o gnomo), and, though I must confess I didn't remember it's name, I remember the characters very well. I remember the pointy hats of the pinky faces gnomes, who traveled in the wings of goose. And once again, the vilans: the trolls, witha funny nose and a sad look, a look that only vilains could have.
And  also "The little pony." Apart from TV, this was one of two "mass" toys I had , this one and Topo Gigio, wich  looked at me over the headboard. I spent months asking for a "little pony" to my parents. And at Christmas, this was one of the presents I investigated without ever opening it. And on Christmas  Night there it was.  A little pony, with colourfull horsehair,  a long tail, a small brush for styling and hooks, one pink butterfly-shaped. I still  keep them, my little pony and Topo Gigio, I keep them in the attic of my house, the house where I was a child.
And if today we can not pick a favorite book as a child, I knew what it was: "A fada Oriana." The fairy Oriana was vain, and because of that, one day she lost her wings. How sad, a fairy loses its wings ... But she needed to lose them, in order to grow up. SheI needed to remember who she was, a good fairy, to recover her  wings.
With the memory of the story of Sophia, I’m leaving a smile to all children.  A big one to  my "borrowed"nephews and nieces.

------

I can not resist transcribing the beginning of the story “A fada Oriana”:
There are two kinds of fairies, good fairies and bad fairies. The good fairies do good things and bad fairies do bad things. The good fairies water the flowers with dew, light the fire of old men, hold the children going down the river, enchante the gardens, dance in the air, make up dreams at night, put gold coins in the shoes of the poor . The bad fairies dry up the fountains, put off the campfire of the shepherds, tear off the clothes which dry in the sun, disenchant the gardens, tease children, torment animals and steal the money of the poor. When a good fairy see sa dead tree with no leaves and twigs,  she touches it with her your magic wand and instantly the tree is covered with leaves, flowers, fruits and birds singing. When an evil fairy  sees a tree full of leaves, flowers, fruits and birds singing,  she touches it with his wand of bad fate, and at once an icy wind ripped the leaves, fruit rots, the flowers wither and the birds fall dead on the floor.
-------

14 comentários:

  1. Todos temos a ganhar quando somos como as crianças, praticamente sem defesas, espontâneas, naturais e sobretudo,... inocentes!

    Um beijo amigo

    P.S. - Adoro a fada Oriana! Tenho o livro :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A infância é uma das melhores fases da vida, sem dúvida!
      Não tenho o livro, li-o várias vezes, mas emprestado da biblioteca... Embora já tenha pensado comprar :)

      Eliminar
  2. A saudade,
    é um sentimento que
    com o tempo traz tristeza,
    que com a alma traz esperança,
    e que se apoia na amizade.
    *Verônica Januário Luz*.
    Eu me apoio na sua amizade para
    continuar seguindo minha história .
    Sua visita e seu carinho me ajuda
    a transpor barreiras nesse momemto .
    Deus sempre é mais forte que a angústia.
    E ele esta sempre presente na minha vida
    continuarei levando minhas visitas
    da forma que me for possivel
    de estar sempre presente .
    Não devo e nem posso me isolar das
    minhas amizades por ñ estar conseguindo teclar.
    Pode haver muitos Amigos em nossas vidas, mais amizades verdadeiras
    para mim é para sempre.
    Por isso falar sobre problemas , meus sentimentos,
    não da soluções para todos os problemas da minha vida, dúvidas ou medos,
    mas me ajuda a viver mais feliz.
    Agradeço de todo coração pela sua amizade
    e seu carinho.
    Estou triste por não ser compriendida
    por levar cola nas minhas visitas.
    Na próxima semana vou fazer uma postagem.
    Não tenho duvidas ,que a pessoa que me aborrece tanto
    vai sentir vergonha de si mesmo.
    Foi esse o motivo do meu afastamento por uma semana
    receber mais insultos .
    A falta de instrução e educação infelizmente
    não tem limites.
    Não fique triste comigo por desabafar
    ao fazer isso é porque tenho certeza da sua amizade e carinho por mim.
    Desesejo um abençoado Final de Semana
    paz e luz.
    Beijos com saudades.
    Evanir..

    ResponderEliminar
  3. memorias que é bom recordar e reter.

    bom fim de semana!

    beij

    ResponderEliminar
  4. linda a fada Oriana!

    e o Verão Azul? uma série tão simples e que tanto marcou


    um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, o Verão Azul também é uma memória que deve ser aqui incluída!

      Eliminar
  5. Bah! Nem tudo o que citaste fez parte da minha infância, mas mesmo assim isso é tão nostálgico! Foi bater os olhos na foto do Topo Gigio e me lembrar de um monte de coisas. Muito bom! Abraços!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo que algumas memórias não sejam comuns, fico contente que tenha trazido as tuas...
      Beijos

      Eliminar
  6. Uma amiga muito especial
    hoje marca a postagem do meu blog.
    Um ser divino que em pouco tempo conquistou corações nesse mundo virtual.
    O meu foi quase um dos primeiros a ficar apaixonado pelo carisma ,
    e grandeza de seu coração.
    Convido você a deixar seu carinho e fazer parte dessa preciosa amizade.
    Espero em Deus ter saúde o suficiente para conhece-la pessoalmete
    em 2012.
    Vou ficar agradecida com sua doce presença.
    Uma linda e abençoada semana.
    Beijos ternos e carinhosos.
    Evanir.
    Linda postagem .
    crianças anjos de Deus aqui na terra.

    ResponderEliminar
  7. ah fizeste-me lembrar os meus tempo de miúda
    e o Topo Gigio... eu dormia agarrada a um pelhuche dele...

    :)

    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Eu tb tinha um boneco do topo gigio... Ainda o tenho guardado num baú... :)

      Eliminar
  8. hoje passo apenas para deixar o meu sorriso :):) e um

    beij

    ResponderEliminar

Um espaço para outros olhares...
Obrigada pela visita!
This is a space for other looks on the world...
Thank you for your visit!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares