Quem lê / Who's reading

sábado, 28 de julho de 2012

Venezia

Venezia, 2010

Veneza. Se tivesse que a descrever numa palavra? Aguarela.
Talvez esperassem romântica. Também o é, as gôndolas a circular pelos canais, passando por debaixo de pequenas pontes, certamente nos trazem essa imagem. A de uma história de Shakeaspeare. Dois amantes fugindo, com a cumplicidade do gondoleiro. Ou apenas a passearem, a ouvir o tal sino, ao pôr-do-sol.
É uma das imagens de Veneza, mas para mim, depois de passar lá um dia, é a de uma aguarela. Em tons quentes, a retratar os edifícios antigos que ladeiam os canais. Alguns edifícios que fazem viajar um pouco no tempo. As gôndolas que se passeiam, os gondoleiros esperando viajantes. Com os seus chapéus de palha e as suas tshirts às riscas. A ponte de onde tirei uma foto, o pequeno cais onde encontrei uma desejada sombra, que o calor do início de Verão me fez procurar.
Numa das esquinas de movimentadas ruas de restaurantes e lojinhas. A própria Praça de S. Marcos daria uma boa aguarela, com a sua Basílica e a Torre do Relógio, e a sua proximidade ao Grande Canal.
Por fim, e como não poderia deixar de ser, o Carnaval de Veneza. Já se tinham passado alguns meses, por isso apenas pude apreciar as máscaras. Verdadeiras obras de arte, algumas, fazem voar a minha imaginação, mais que as de outros Carnavais. São máscaras que juntam muito glamour com um mistério irresistível; por detrás dos brilhantes, das plumas, das cores, quem estará? Queremos saber? Talvez não. Mas gostaria de viver esse ambiente, de abraçar a ilusão por um dia. Ser quem a máscara sugerisse.
Talvez, talvez volte a Veneza. No Carnaval.
.-.-.-.-.-.

Venice. If I had to describe it in one word? Watercolor.
Maybe you were waitind for me to say romantic. So it is also, the gondolas moving in the canals, passing under small bridges, that will certainly bring us that image. A story of Shakespeare. Two lovers on the run, with the complicity of the gondolier. Or just taking a walk, listening to that bell, when the sun sets.
It is one of the images of Venice, but for me, after going there for a day, is a watercolor. In warm colours, to portray the old buildings alongside the canals. Some buildings that make us travel a little in time. The gondolas, the gondoliers waiting for travelers. With their straw hats and their striped tshirts. The bridge where I took a photo, the small pier where I found a desired shade, the heat of early summer made ​​me look for it. In one of the corners of a busy streets of restaurants and shops. The S. Mark Square itself would make a good watercolor, with its Basilica and the Clock Tower, and its proximity to the Grand Canal.
Finally, the Carnival of Venice. It had passed a few months, so I could only appreciate the masks. True works of art, some of them, make my imagination fly, rather than the other Carnivals. These masks combine glamour with a compelling mystery, behind the bright plumes, colours, who is there? Do we want to know? Maybe not. But I want to live this environment, to embrace the illusion for a day. Be who the mask suggestes.
Maybe, maybe I’ll go back to Venice. At Carnival.

4 comentários:

  1. Existe um lugar onde tudo é possivel.
    Onde o amor é verdadeiro.
    Onde se acorda em paz…
    Onde as flores tem um cheiro especial…
    E os abraços vem acompanhados de muito amor.
    Este lugar é meu coraçäo…
    É neste lugar que eu guardo as pessoas que amo .
    E que nunca as esqueço.
    Sou feliz por você morar no meu coração.
    Com carinho e saudades desejo um abençoado final de semana.
    Beijos carinhosos,Evanir.

    ResponderEliminar
  2. Ainda me deixaste com mais vontades de visitar essa cidade.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Gosto de Veneza, mas a minha cidade italiana preferiida é Florença.

    ResponderEliminar
  4. Fizeste-me recordar o meu Verão de 2009...já com alguma nostalgia.
    Confesso que também prefiro Florença. Já estive várias vezes e vários dias, mas voltarei sempre que for possível.

    bj

    ResponderEliminar

Um espaço para outros olhares...
Obrigada pela visita!
This is a space for other looks on the world...
Thank you for your visit!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares