Quem lê / Who's reading

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Recordações / Memories

Há 10 anos...
Olhei para a pasta das fitas de fim de curso e não resisti a abri-la. Um pouco de saudosismo nunca fez mal a ninguém.
Já passaram 10 anos, e muito mudou, em mim e no que me rodeia. Mas algumas coisas ainda se mantêm iguais e, principalmente, algumas pessoas ainda se mantêm por perto.
Gosto de me sentar por vezes a reler as palavras que me deixaram, de lembrar aquela pessoa que escreveu, porque me deixou ali algo que lembra exactamente o que mais recordo dela.
E encontrei uma outra fita, no fundo de todas. Uma fita que escrevi para mim mesma, estranho, talvez pareça, mas sempre gostei de simbolismos.

Aqui partilho o que a caneta escreveu há 10 aninhos…:

» Sonhamos, perseguimos os sonhos e cumprimo-los.
À chegada, um sentimento misto de realização e já de saudade do que ficou.
Mas “não se chega à meta, a não ser para partir novamente.” Perseguir novos sonhos, rumo a novas chegadas.
Não esquecendo os momentos de cansaço, as dificuldades. Mas principalmente, nunca esquecendo os pequenos momentos em que sorri, e os grandes em que ri. E os que não foram nem grandes nem pequenos. E as amizades que fiz. Tudo o que faz o resto valer a pena.
Avançar, seguir o caminho traçado, e por vezes parar na berma, interrogar-me. Sobre mim, sobre a estrada, sobre o ponto em que estou. Ou, simplesmente, respirar fundo e recobrar energias para a jornada. « (Maio 2002)


Foto da web

I looked at the folder of my senior college year and could not resist opening it (*). A little of nostalgia has never hurt anyone.
10 years have passed and much has changed in me and around me. But some things will remain the same and, especially, some people are still around.
I like to sit sometimes, and reread the words people left me, to remember the person who wrote it, because I find there something that is exactly what I remember the most about that person.
And I found another ribbon at the bottom of all. A ribbon that I wrote to myself, strange it may seem, but I always liked symbolisms.

Here I share what the pen wrote 10 years ago…:

"
We dream, pursue our dreams and fulfil them.
Upon arrival, a mixed feeling of accomplishment and already of missing it.
But "you do not get to finish line, except to leave again." Pursue new dreams, towards new arrivals.
Not forgetting the moments of fatigue, difficulties. But mostly, never forgetting the little moments in which I  smiled, and the big ones when I laughed. And those moments that were neither big nor little. And the friends I made. All that makes the rest worthwhile.
To go, follow the path, and sometimes stop at the curb, ask myself. About me, about the road, about where I am. Or, simply take a deep breath and regain energy for the journey. " (May 2002)

(*) Tradiccionaly, in Portugal, graduation college students ask their colleagues to sign a ribbon. The ribbons have different colours accordingly to each university and each shool. 


11 comentários:

  1. Um pouco de saudade pode ser muito saudável.
    Tudo de bom e um beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Por vezes é preciso fazer pequenos balanços, seguir em frente, tentar melhorar a nivel pessoal e esperar que a sorte do percurso de algum modo nos continue a favorecer.

    Bj.

    ResponderEliminar
  3. Como sempre, igual a ti mesma...
    As tuas palavras fizeram relembrar cada minuto juntas e cada batalha que travamos para conseguirmos erguer a bendita pasta com as fitas penduradas...
    Obrigada
    Beijos grandes de sucesso e amizade da tua amiga de longe...
    Vânia Mateus

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Vânia. Ainda bem que as minhas palavras te fizeram regressar no tempo, porque tenho a certeza de que foi uma viagem boa!
      Um beijinho muito grande e todo o sucesso para a Sra. Professora! ;)

      Eliminar
  4. Pérola e Carlos, obrigada pela visita e pelas vossas palavras!
    Beijos

    ResponderEliminar
  5. Uma bela recordação.
    Há dez anos já sabias o que era o sonho...
    Isa, minha querida amiga, desejo-te um bom fim de semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  6. então vá lá

    dez anos não são nada!


    um abraço

    ResponderEliminar
  7. E espero que a vida tenha abraçado a jovem graduada! Tudo me diz que é uma excelente pessoa...


    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela vossa visita e por lerem este meu momento de saudosismo!
      Ana, agradeço pelas palavras simpáticas! Creio que a vida me tem abraçado e que outras tantas vezes fui eu quem a teve que a abraçar... Mas a vida é mesmo isso!
      Beijos

      Eliminar
  8. Isa,
    Não me pareceu estranho que tenhas escrito uma mensagem para ti mesma. Afinal, ela fazia todo o sentido, nem que seja para este momento de saudosismo!

    O destino é o caminho e é nele que nos realizamos. No entanto, essa realidade só parece evidente quando alcançamos a meta e já é tarde para apreciar o caminho... É preciso bom senso e uma grande dose de humildade para o compreender a tempo!

    Parabéns, e obrigada pela lembrança partilhada conosco!

    ResponderEliminar
  9. Miguita,

    Ainda bem que existe saudade e ainda bem que tu vais partilhando estes momentos tão teus mas que ao mesmo tempo nos fazem reviver oo nossos.
    Na benção em concreto tive a honra de já o partilhar contigo e com um grupo tão especial. Fomos a "familia da faculdade" e são dos momentos mais especiais do percurso do curso. Temos perseguido outros sonhos mas é sempre tão bom regressar a essa familia.
    E as saudades que eu tenho das quintas-feiras em que muitas vezes uma hora de almoço se resumia a 15 min. de conversa fugida, mas sempre um dos pontos altos do dia! :)
    Beijinhos enormes, Fátima

    ResponderEliminar

Um espaço para outros olhares...
Obrigada pela visita!
This is a space for other looks on the world...
Thank you for your visit!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares